Saiba como funciona essa funcionalidade que veio para auxiliar e permitir o inventário com menos burocracias.
É possível que o inventário seja realizado de forma extrajudicial, ou seja, nos cartórios, e de forma online, não sendo necessária a presença de todos os herdeiros no mesmo local para a assinatura e concretização do inventário. É comum que nem todos os herdeiros residam na mesma cidade ou até mesmo estado, o que por vezes faz com que adiem a resolução do inventário, mas isso não é necessário, já que é possível que cada um assine o inventário de onde estiver.
O inventário extrajudicial é uma forma muito mais rápida de resolver a partilha dos bens deixados por um ente querido, diferentemente do inventário que vai para a justiça, ele pode ser resolvido em menos de seis meses. Em alguns casos é possível que seja resolvido em um mês. Além disso, é um trâmite muito mais barato aos herdeiros.
O QUE PRECISA PARA O INVENTÁRIO SER FEITO EXTRAJUDICIAL? É necessário que todos os herdeiros estejam de ACORDO com a partilha, não podendo ocorrer qualquer discordância com relação ao termos do inventário.
Então, se você e os outros herdeiros estão de acordo, saiba que vocês podem resolver esse trâmite de forma mais prática, rápida e simples.
_____________________________________________________________________________
Nós do Godoy e Kohler Advogados estamos prontos para lhe atender e oferecer aos clientes soluções práticas e seguras.
Siga nas redes sociais para mais artigos como esse:
Instagram: @godoyekohler
LinkedIn: Godoy e Kohler Advogados
WhatsApp (53) 98165-4757
Site: https://godoyekohler.com.br/
Palavras-chave: inventário extrajudicial, inventário, falecimento, partilha.