O término de um relacionamento por si só já é extremamente doloroso e ter que resolver questões burocráticas com relação a isso, deixa tudo ainda mais estressante e cansativo. No entanto, a fim de simplificar a realização do divórcio, atualmente é possível que seja feito todo de forma online!
Isso mesmo, com as mudanças na legislação, você pode fazer o seu divórcio de maneira amigável, sem precisar comparecer em cartórios ou no fórum, tendo também os custos com a separação reduzidos. Vamos te explicar abaixo como funciona todo esse trâmite:
QUAIS SÃO AS FORMAS DE DIVÓRCIO?
Inicialmente precisamos pontuar que existem duas formas de ser realizado o divórcio online, sendo escolhida a forma de acordo com a situação do seu caso.
- DIVÓRCIO EXTRAJUDICIAL: se você não tem filhos menores de idade ou incapazes, e estão de acordo com a separação e eventual partilha de bens, será adotada a via extrajudicial, pois tudo pode ser feita de maneira mais rápida e via cartório (sem a necessidade de ir presencialmente ou de envolver a justiça). Mesmo sendo realizado via cartório, você precisa que um advogado reúna a documentação e entre em contato com o cartório, o qual fará o divórcio e emitirá a certidão de divórcio.
- DIVÓRCIO JUDICIAL: se você tem filhos menores de idade ou incapazes, ou então se vocês não estão de acordo com a separação e partilha de bens, será adotada a via judicial. Atualmente é possível que seja feito também todo de forma online, sem a necessidade de comparecimento até o fórum, embora o trâmite seja um pouco mais demorado que o extrajudicial.
PASSO A PASSO DO DIVÓRCIO ONLINE
Se vocês já tomaram a decisão do divórcio, ou então você tomou essa decisão sem o consentimento do seu parceiro, o processo para resolver esse passo pode ser simples e rápido, especialmente quando feito de forma online.
- CONSULTA COM ADVOGADO ESPECIALISTA: o primeiro passo é procurar por um advogado que tenha conhecimento no trâmite do divórcio, especialmente de forma online. Nessa primeira conversa vocês poderão expor todos os pontos do relacionamento e o que está pendente para ser resolvido, assim o advogado irá analisar o que melhor se enquadra nessa situação e solicitar a documentação necessária para dar início ao trâmite.
- ELABORAÇÃO DO DIVÓRCIO: na conversa inicial será definido se o divórcio será feito de forma consensual ou litigiosa (sem acordo). Caso seja consensual, o advogado irá elaborar o acordo do divórcio, reunindo tudo aquilo que for necessário para a solução completa do caso. Se o divórcio for litigioso, o advogado irá formular a petição inicial do processo, ou seja, o documento que é encaminhado para a justiça para dar início ao processo.
- ASSINATURA DIGITAL: sendo de forma extrajudicial, vocês podem assinar o documento do divórcio de forma digital, não havendo a necessidade de se deslocarem até o cartório para concretização do divórcio. Sendo de forma judicial, você passa uma procuração ao advogado e este poderá resolver por você tudo que for preciso com relação ao divórcio.
- CONCLUSÃO: Após a assinatura das partes o divórcio é oficializado e está concretizado. Caso seja encaminhado para a justiça, é feita a homologação por parte do juiz e o divórcio está concretizado, momento que as partes receberão a certidão de divórcio.
É possível resolver esse grande passo da vida de forma mais prática, rápida e simples.
_________________________________________________________
Nós do Godoy e Köhler Advogados estamos prontos para lhe atender e oferecer aos clientes soluções práticas e seguras.
Siga nas redes sociais para mais artigos como esse:
Instagram: @godoyekohler
LinkedIn: Godoy e Köhler Advogados
WhatsApp (53) 98165-4757
Site: https://godoyekohler.com.br/
Palavras-chave: divórcio, separação, partilha, término de relacionamento.